Site Overlay

7 razões para ter mais de uma conta de email

Por que você deveria ter várias contas de email? Ao configurar uma conta de email, seu primeiro instinto pode ser criar um endereço de email para todas as suas necessidades pessoais, comerciais e entretenimento.

Dessa forma, você só precisa apenas de um login para entrar no email e acessar suas mensagens, e seus logins pela Web usarão o mesmo endereço de sempre.

Por uma questão de praticidade e simplicidade, isso pode parecer uma boa ideia.

Na realidade, o oposto é que é verdadeiro. Considerando o número de emails que as pessoas recebem diariamente, manter todos os seus emails em uma só conta tornará o gerenciamento da caixa de entrada muito mais complicado, e não menos que isso.

Por que criar mais de uma conta de email?

porque criar mais de uma conta de email

Você terá mais dificuldade para encontrar e acessar os emails mais importantes, pois sua caixa de entrada fica sobrecarregada com spam, anúncios e emails promocionais.

Uma das formas de evitar spam e publicidade indesejada é usar email temporário e descartável que são facilmente encontrados na web, mas nesse caso use somente para ações na web menos importantes

Mais um detalhe, se você estiver enviando um email pessoal e profissional na mesma conta, o risco de enviar um email pessoal para um contato profissional é grande. Caramba, pode dar ruim!

Em vez disso, você deve ter vários endereços de email para finalidades diferentes. Igual cartão de crédito, um para rewards, outro pra viagens e outro para pontuação e bônus, faz sentido para você?

E se o login em várias contas parecer problemático, existe uma solução simples. Usar algo como o recurso do Chrome que permite manter várias senhas gravadas e organizadas em um local, além claro de extensões e aplicativos web criados para isso.

Problema resolvido!

Se você ainda não está convencido de que ter vários endereços de email é uma boa prática, aqui estão sete razões para você ter mais de um endereço de email.

1. Para separar negócios do que é pessoal.

Em primeiro lugar, nunca é uma boa ideia misturar sua caixa de entrada de email pessoal com seus negócios, especialmente se o seu endereço de email pessoal for algo criado desde os primeiros dias da invenção do email.

No mínimo, você deve ter um email com domínio comercial e email pessoal que pode ser Gmail, Hotmail ou Yahoo, tanto faz.

Você pode até considerar um domínio personalizado para sua conta comercial, principalmente se estiver iniciando seu próprio negócio. Por exemplo, todos os endereços de email do EmailDireto são nomeouapelido@emaildireto.com.br.

Um domínio personalizado parece mais profissional que o Gmail, entrar no Hotmail agora com novo nome Outlook Live ou Yahoo Mail, que normalmente são associados a contas de pessoas físicas.

Se você tem sua própria empresa ou negócio estabelecido offline ou online, também faz sentido ter endereços de email separados para vendas, suporte, marketing e administração.

Isso não apenas ajuda você a se manter totalmente organizado, como também dá um toque profissional à sua comunicação comercial.

2. Para filtrar spam e propaganda indesejável.

Com que frequência você informa seu endereço de email? Uma vez por dia? Algumas vezes por semana? Usa o seu email para registrar contas online, insere seu email em sites para fazer o download, assistir filmes, baixar imagens, ter acesso a conteúdo gratuito ou até para sites de compras etc.

Em geral as pessoas usam o email com mais frequência do que gostariam.

Com todo esse movimento, antes que você perceba, sua caixa de entrada será inundada diariamente por emails e mais emails de marketing, promoção e/ou boletins informativos. (Às vezes eu recebo 50 emails por dia desnecessários!).

Uma maneira simples de evitar isso seria usar um endereço de email separado para cada situação.

O recebimento de spam e emails promocionais para uma conta de email descartável manterá sua caixa de entrada principal atualizada e você não precisará se preocupar em perder nenhum email importante, porque eles se perderam no mar de spam e promoções.

Para filtrar spam e propaganda indesejável

3. Para gerenciar o uso público do seu email.

Às vezes, você pode postar um endereço de email público para que as pessoas entrem em contato com você ou sua empresa.

Mas usar sua conta de email principal causaria um problema semelhante ao ponto citado acima – em breve, você poderá encontrar sua caixa de entrada atolada por spam e emails de marketing, dificultando a organização.

Em vez disso, você pode tentar um “info@seudominio.com.br” ou “contato@seudominio.com.br” para uso público, como no seu site, Facebook, Twitter e mídias sociais.

4. Para manter sua identidade online.

Semelhante ao ponto que falamos no parágrafo acima, você deve usar um email diferente para comentários em blogs, sites de redes sociais ou outras conversas online. Ao escrever resenhas, comentar artigos ou responder a perguntas, convém um endereço de email menos identificável.

O ideal é você imaginar as diversas situações nas quais deseja manter seu anonimato e privacidade, considere um endereço de email alternativo, email anônimo, email fake ou um email gratuito como o Bol.

Ter diferentes caixas de entrada de email mantêm você organizado e seguro.

5. Organizar diferentes trabalhos, projetos ou equipes.

Assim como você pode querer contas diferentes para trabalho, pessoal e anti-spam, o mesmo pode ser dito para separar fluxos de trabalho em diferentes contas de email.

Por exemplo, se você é um freelancer trabalhando com vários clientes, pode encontrar a melhor maneira de organizar emails entre clientes diferentes, fornecendo a cada cliente um email dedicado.

Se você estiver preocupado com o gerenciamento de várias contas, procure um sistema online que tenha o recursos de gerenciamento de caixa de entrada unificada para manter tudo sob controle.

6. Conduzir suas próprias campanhas de marketing.

Como ter uma conta de email dedicada para receber emails anúncios e ações promocionais, convém também um email dedicado em uma plataforma web ou sistema online para o envio de emails de marketing.

Se você planeja executar suas próprias campanhas de marketing por email, o envio a partir de um endereço de email dedicado, como marketing@seudominio.com.br, evita que sua caixa de entrada normal fique cheia de respostas e respostas automáticas ou rejeições.

Use este email como o endereço “de” ao enviar emails de marketing.

7. Como backup da sua conta de email principal.

Além de suas contas principais, considere criar um endereço de email para backup e recuperação de senha e gerenciar o acesso não autorizado à conta.

Muitos provedores de email solicitarão que você forneça um email de backup para recuperação da conta quando isso acontecer.

Observe que seu endereço de email de backup deve ter uma senha significativamente diferente das suas outras contas. (Dica profissional: todas as suas contas devem ter senhas totalmente diferentes!)

Ter vários endereços de email.

Ter vários endereços de email com certeza ajuda a manter a organização e gerenciar um número cada vez maior de emails diários.

Desde a separação das comunicações pessoais e comerciais, passando pela filtragem de spam em uma conta descartável, passando pelo anonimato na web, há enormes benefícios em usar mais de um endereço de email.

Depois de configurar seus diferentes endereços de email, avalie um cliente de email, como o Outlook para Windows ou o Apple Mail para Mac, para ajudá-lo a ficar por dentro do seu email e organizar todas as suas contas de email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *