Aumentar vendas enviando cupons de e-mail promocional

Receber um cupom de e-mail com 20% de desconto! Uau! Todos nós amamos fazer um bom negócio, e sem dúvidas os cupons promocional por e-mail são uma ótima maneira de oferecer descontos para construir sua marca de sucesso.

A pouco tempo atrás, você pode se lembrar quando as pessoas recortaram vouchers de revistas, caixas de cereais, folhetos e jornais? No Brasil essa cultura praticamente já acabou – é online, mas nos Estados Unidos, os cupons reinam absolutos nas caixas de correio (Direct Mail), tanto no mundo off-line e principalmente no comércio online.

Todo mundo adora fazer um bom negócio, essa é que é a verdade, atualmente mais de 80% dos consumidores já usaram um cupom de desconto em algum momento da sua jornada de compra.

Como aumentar vendas com cupons de email promocionais

Cupons de email para ações promocionais

Quais as vantagens de usa cupons de e-mails para descontos em ações promocionais? Isso é o que vamos ver. Hoje em dia, obtemos a maioria dos nossos cupons e códigos promocionais online. As pessoas resgatam em média 31 bilhões de e-vouchers por ano – o que sem dúvida faz os profissionais de marketing e varejistas digitais dançar nos telhados!

Se você dirige uma empresa que vende coisas, os cupons por e-mail não devem ficar de fora do seu radar, e se estiver, certamente você está perdendo uma grande oportunidade.

A partir daqui nós vamos descobrir mais detalhes sobre os diferentes tipos de cupons por e-mail e quais os seus benefícios, depois vamos explorar como você pode criar sua própria campanha de cupons por e-mail eficaz usando a ferramenta de e-mail marketing da sua preferência.

Principais estatísticas e fatos sobre cupons:

  • Mais de 80% de todos os consumidores já usaram cupons de alguma forma.
  • 38% dos consumidores preferem receber cupons e descontos em dispositivos móveis.
  • Cerca de 32 bilhões de cupons digitais foram resgatados no mundo todo em 2020.
  • 68% dos consumidores acreditam que os cupons digitais geram fidelidade.
  • 60% dos consumidores adoram receber cupons digitais com descontos.
  • 77% dos consumidores gastam R$ 10 a R$ 50 a mais ao resgatar cupons nas lojas.
  • O valor do resgate de cupons digitais atingiu US$ 59 bilhões em 2020.
  • Para 89% dos consumidores, o preço é o principal fator que afeta as decisões de compra.

Quando os jornais de papel foram substituídos por jornais online, parecia que cortar cupons ou recebê-los pelo correio acabaria chegando ao fim. Porém, de acordo com as estatísticas mais recentes sobre de cupons de descontos, elas mostram que essa estratégia está longe de chegar ao fim.

Nota: Para ajudar no seu projeto de aumentar suas vendas da sua empresa ou negócio, acesse este artigo: as melhores ferramentas gratuitas de e-mail marketing para 2021, com certeza você vai conseguir chegar no podium.

O que são cupons de e-mail?

Cupons de e-mail são vouchers ou códigos promocionais que pode ser enviado aos seus clientes e assinantes de newsletters. Os e-mails carregam uma oferta especial que irá motivar seu público a fazer uma compra em determinado dia ou período específico.

Você provavelmente já viu na sua caixa de entrada um cupom de e-mail parecido ou igual a esse que o Uber envia para seus clientes:

Nota: os clientes geralmente gastam mais com um cupom do que de outra forma. Quando sabem que estão economizando dinheiro com um código promocional, eles estarão prontos para gastar um pouco a mais.

Outras ofertas, como entrega gratuita, também farão com que os clientes gastem mais, pois sabem que economizarão no frete. Os cupons com códigos promocionais tornam o seu produto ou serviço ainda mais desejável.

tipos de cupons de e-mail que você pode enviar

4 tipos de cupons de e-mail que você pode enviar.

Existem alguns tipos diferentes de cupons de e-mail. Antes de escolher um, pense nos desejos e pontos fracos do seu público alvo. Eles gostariam de um desconto ao fazer uma compra? Ou ficariam mais entusiasmados com a entrega gratuita? Se não tiver certeza, você pode testá-los! Falaremos sobre o teste abaixo.

Mas primeiro, dê uma olhada nos diferentes tipos de cupons por e-mail para ter algumas ideias legal.

1. Cupons de desconto por e-mail

Os cupons de e-mail são os mais usados atualmente por quem utiliza o marketing digital. Eles permitem que seu assinante pague um preço reduzido por seu produto, usando um link ou código especial (vouchers de desconto).

Eles são ótimos para atrair e reter clientes. Basicamente, os compradores preferem que as marcas simplesmente cobrem menos, em vez de tentar agregar valor de outras maneiras. Então os descontos são sua melhor arma – ajude seu público economizar dinheiro enquanto você aumenta suas vendas e receita.

2. Cupons de presente grátis

Se você deseja criar fidelidade, recompense seus clientes VIP’s com um adoçante extra, como um produto grátis ou um cupom de amostra grátis. É uma ótima maneira de mostrar o seu apreço. Um cupom gratuito pode ser usado como um incentivo para que as pessoas gastem mais.

3. Cupons de entrega gratuita

Frete grátis após um determinado limite de gasto é um incentivo de compra mais que popular. Você sabia que 65% dos varejistas online oferecem entrega gratuita em pelo menos alguns de seus produtos? Isso ocorre porque as taxas de conversão aumentam quando há frete grátis!

Isso dá aos seus clientes um incentivo extra para irem ao caixa ou sacarem os cartões da carteira e concluírem a compra.

4. Cupons “BOGO” ou Buy One, Get One.

Sim, é uma palavra engraçada! “BOGO” significa “Compre um, leve outro” ou “Buy One, Get One Free”em inglês. Este cupom de alto valor recompensa os clientes com um produto grátis quando eles fazem uma compra específica. Por exemplo, a Starbucks sempre oferece uma bebida grátis para seus clientes quando eles compram um item qualificado, isso aumenta ainda mais valor percebido do seu dinheiro.

Os cupons por e-mail são adequados para sua empresa?

Se você está vendendo um produto ou serviço, os cupons podem ser uma ferramenta poderosa. Os cupons de marketing por e-mail são uma ótima maneira de aumentar as vendas e aumentar o interesse pelo seu negócio. Aqui estão alguns benefícios a serem considerados:

  • Aumento do ROI: os resgates de cupons digitais devem ultrapassar US $ 90 bilhões até 2022, o que significa que há grandes lucros para você ou sua empresa a serem obtidos desse montante.
  • Converta carrinhos abandonados: você pode incentivar as pessoas a revisitarem seus carrinhos de compras com uma oferta personalizada, direto na caixa de entrada de e-mail com um cupom de desconto.
  • Desenvolva o reconhecimento da marca: as empresas podem configurar programas de “indicação de amigos”, juntamente com cupons que podem ser compartilhados por e-mail e mídia social.
  • Crie urgência: você pode adicionar cronômetros de contagem regressiva a seus cupons de marketing por e-mail para gerar conversões mais rápidas.
  • Obtenha feedback para sua empresa: um cupom pode ser usado como recompensa por responder a um questionário ou pesquisa online por e-mail. (link)

É fácil ficar animado com o quão incríveis são os resultados dos cupons por e-mail (não culpamos você), mas lembre-se: não exagere! Se seus clientes acham que você está disparando promoções o tempo todo, eles esperarão por uma oferta especial antes de comprar qualquer coisa.

Isso pode atrasar muito suas vendas de e-commerce! Ou as pessoas ficarão irritadas e cancelarão a assinatura.

A melhor regra é guardar seus cupons para os feriados importantes e/ou quando você realmente precisar aumentar as vendas. Promoções ocasionais são uma ótima maneira de desenvolver a fidelidade e o reconhecimento da marca.

Mas se você exagerar, o uso dos cupons de descontos por e-mail será como um tiro pela culatra.

cupons por e-mail são adequados para sua empresa

Como criar cupons de e-mail que convertem?

Você está pronto para começar a enviar cupons em suas próximas campanhas de e-mail marketing? Isso é ótimo!

Ok! Então, veja algumas práticas recomendadas a serem lembradas:

Prática de cupom nº1 – segmente seus assinantes

Agora, pode ser tentador criar uma promoção e enviá-la para todos de uma vez, mas a prática recomendada é tornar seus cupons por e-mail o mais direcionados possível. Quanto mais direcionado e personalizado for o seu cupom, melhores serão as taxas de conversão.

Você pode segmentar seus assinantes por fatores como localização, compras anteriores ou interesses, o que permitirá que você envie promoções mais direcionadas para sua caixa de entrada.

Por exemplo, você pode querer enviar um cupom por e-mail especificamente para novos clientes ou pode desejar apenas oferecer entrega gratuita apenas nas Capitais ou em uma cidade específica. Com a segmentação e grupos de assinantes, as possibilidades são infinitas.

Dica:

  • Um segmento é uma lista de assinantes que são definidos por uma “regra”, como aqueles que aderiram nos últimos 30 dias. Esta lista será atualizada automaticamente, com base na regra.
  • Um grupo não é definido por uma regra e você pode adicionar e remover assinantes da lista como quiser.

Prática de cupom nº2 – Escreva um texto que chame sua atenção

Você está pronto para escrever um texto que deixe seu público entusiasmado? A chave é criar um senso de urgência. Talvez o cupom esteja disponível apenas para as primeiras 100 pessoas, ou talvez haja um limite de tempo.

Faça seus assinantes quererem agir imediatamente, para que eles não percam sua oferta especial.

É fácil pensar demais na sua cópia do e-mail, mas a melhor abordagem é imaginar que você está falando com um amigo. Como você explicaria seu cupom para eles? Quanto mais comunicativo e autêntico você for, mais sua escrita terá ressonância com o público.

E, por fim, lembre-se de verificar a ortografia do seu cupom de e-mail para desconto várias vezes! É fácil cometer erros de digitação, eles escapam por toda rede, então use uma ferramenta gratuita como Grammarly para ficar certo que não há erros na escrita e peça a um amigo ou colega para dar uma leitura final, apenas para garantir.

Prática de cupom nº3 – Torne-o o e-mail de desconto visualmente atraente

Infelizmente, julgamos o livro pela capa. Você pode ter o melhor desconto do mundo, mas se o design do cupom não chamar a atenção dos assinantes, ele não levará a lugar nenhum. Aqui estão algumas dicas de design para criar um cupom de e-mail atraente:

  • Pense em suas cores: sem fluorescentes conflitantes, por favor! Você deve usar um esquema de cores que seja consistente com sua marca e que seja agradável para os olhos
  • Faça a oferta e o CTA (call to action) se destacarem: você tem cerca de 2,5 segundos para chamar a atenção dos assinantes, então o cupom deve ser o principal elemento visual.
  • Escolha uma fonte clara: algo que as pessoas possam ler com rapidez e facilidade
  • Simplifique: muita desordem e você pode abafar o desconto.
  • O espaço em branco é seu amigo: o espaçamento saudável fará seu cupom se destacar ainda mais.

Se você não tiver certeza sobre o resultado final, mostre o cupom para alguém de sua confiança e peça a opinião dele. Um novo par de olhos irá ajudá-lo a detectar qualquer coisa que você estava perdendo antes.

Prática de cupom nº4 – Use o teste A/B

Você pode ajustar seus cupons de email com o teste A/B. Isso permite que você envie duas versões do cupom por e-mail para uma pequena amostra de seus assinantes. O “vencedor” será enviado automaticamente para todo o seu público.

Por exemplo, se você está curioso para saber se seus assinantes preferem descontos ou entrega gratuita, você pode testar ambos.

Prática de cupom nº5 – Configurar automações

Depois de segmentar e agrupar seus assinantes, você pode configurar cupons de e-mail automatizados que os alcançarão no momento perfeito. As automações de e-mail permitem que você programe quando seus e-mails são enviados, com base em diferentes gatilhos (por exemplo, e-mails de boas-vindas, sequências de integração, etc.).

Você pode usar isso a seu favor ao enviar cupons por e-mail. Por exemplo, se alguns de seus assinantes gastaram mais de R$ 300 em seus produtos, você poderia enviar a eles um cupom VIP automatizado com uma oferta especial, apenas para eles.

Os dias dos cupons de jornal tradicional e dos panfletos já se foram, e os cupons de email direto vieram para ficar. Fique à frente das tendências atuais de marketing por e-mail incorporando descontos e vouchers em seus boletins informativos. Seus assinantes ficarão com o pé na lua!

Você já tentou usar cupons de e-mail em seus boletins informativos?