Deixar mensagens na caixa de entrada do Hotmail

Não é de hoje que os profissionais de marketing lutam para conseguir deixar suas mensagens de e-mails direto na caixa de entrada do Hotmail sem que o e-mail seja bloqueado, caia na caixa de spam e faça com que todo o seu trabalho seja improdutivo e desperdiçado.

Nós já escrevemos outro artigo relacionando os problemas que o marketing de e-mail enfrenta ao enviar suas campanhas em massa de e-mail para seus assinantes do Gmail, muitas coisas mudaram especialmente depois do lançamento da nova caixa de entrada com guias do Google (link).

Nota: Achamos importante que você entenda quais os desafios que um profissional de marketing está enfrentando ao enviar suas mensagens diretamente na caixa de entrada do Hotmail ou do Outlook. Leia até o fim.

Deixar mensagens na caixa de entrada do Hotmail ou Outlook

Colocar email na caixa de entrada do Hotmail.

O Hotmail usa WLSRD (Windows Live Sender Reputation Data) ou Dados de Reputação do Windows Live Sender, o serviço tem usado esse recurso por um longo tempo. Para ficar mais claro, é uma importante métrica de reputação do Hotmail, que é usada para informar as decisões do filtro de spam “Smart Screen” do Hotmail.

Este sistema permite que os destinatários votem se determinados e-mails são lixo ou não. Leia mais essa informação: email do Hotmail bloqueado por localização.

“Smart Screen” é o mecanismo usado para pegar dados como resposta do usuário (reclamações de spam etc.), e usá-lo para classificar e-mails como spam (lixo ou não lixo eletrônico). O caminho de retorno descreve o procedimento de funcionamento do WLSRD:

O destinatário recebe um e-mail do endereço: preventjunk@live.com com o assunto “Classificação de lixo eletrônico”.

A mensagem contém o seguinte texto introdutório:

Obrigado por nos ajudar a combater o lixo eletrônico. Por favor, olhe a mensagem de e-mail abaixo e diga-nos se você acha que é lixo eletrônico ou não. Se você estiver lendo esta mensagem na web, ela será removida da sua Caixa de entrada quando você fizer uma seleção.

O destinatário recebe duas opções de voto:

  1. Não é lixo eletrônico – Não é Spam. Esta é uma mensagem que espero receber em minha caixa de entrada.
  2. É lixo eletrônicoÉ Spam. Esta não é uma mensagem que eu esperava receber. É lixo eletrônico e eu gostaria que todas as mensagens semelhantes fossem bloqueadas em minha caixa de entrada .

Este é um procedimento diferente, como você pode ver, das reclamações tradicionais, onde a resposta “lixo” é devolvida ao remetente para que ele possa remover os reclamantes da lista de mala direta.

O WLSRD é um “meio termo”, durante o procedimento de envio, para identificar remetentes de spam.

Você não sabe quem está indicando que sua campanha de e-mail é spam, então você continuará enviando seus e-mails para eles, que acabarão em sua pasta de lixo eletrônico.

E se você é do comercio ou empreendedor, sabe que (as listas de e-mails B2C costumam ter grandes porcentagens de usuários do Hotmail e Outlook), então, saber qual a maneira como a Microsoft trata seu e-mail pode ter um grande impacto na receita que você obtém através do marketing por e-mail.

Como evitar cair na pasta de spam do Hotmail?

Como evitar cair na pasta de spam do Hotmail?

Para começar, você pode fazer o seu melhor para evitar a colocação de lixo eletrônico de fatores que têm a ver com suas próprias atividades e infraestrutura .

Então, vamos supor que você:

  • Corrija o DNS reverso para o IP principal do servidor e se você verificou os registros DNS dos seus domínios.
  • Complete seus registros de ID de remetente/SPF.
  • DomainKeys.
  • Não tenha sido colocado na lista negra.
  • Tem alta reputação de IP/domínio.
  • Envia um volume estável de e-mails com frequência.

Você não precisa se preocupar com os três últimos, pois a infraestrutura do muitos serviços de envio de email oferece cobertura!

Então, depois de cuidar de sua infraestrutura, aqui está o que mais você pode fazer, em termos de relacionamento com o assinante :

Configure cuidadosamente o seu processo de inscrição.

Lembre-se de que seus assinantes devem ser informados sobre o procedimento de e-mail e o que ele envolve, o fato de que receberão um e-mail de ativação para confirmar sua assinatura e outras práticas de permissão (como um lembrete para verificar a pasta de lixo eletrônico para a ativação, etc.).

Você também deve definir, durante a assinatura, o conteúdo das mensagens de e-mail que eles começarão a receber, bem como a frequência das mensagens. Um passo simples e eficaz é enviar um e-mail de boas-vindas, logo após a assinatura, para evitar feedback negativo ao WLSRD.

Você pode usar essa oportunidade para fornecer aos assinantes informações úteis e relevantes sobre seus boletins informativos, destacar os benefícios de se envolver com sua marca por e-mail e incluir links úteis para seu site.

Leia também:

Pedir aos assinantes para colocar você na lista de remetentes confiáveis. 

Estar na lista de permissões como remetente pode fazer toda diferença. Você pode enviar um e-mail direcionado aos seus assinantes do Hotmail e solicitar que eles o incluam na lista de permissões como remetente. Você pode tentar enviar este conselho útil “ Siga este procedimento simples para continuar recebendo nossos e-mails em sua caixa de entrada”.

  • Verifique a pasta de lixo eletrônico:

Se um e-mail de nossa marca estiver nesta pasta, clique em “Mostrar conteúdo” para visualizar o corpo do e-mail. Clique em Marcar como seguro . Agora seremos adicionados à sua lista de remetentes confiáveis.

  • Adicionar manualmente à lista segura:

Clique em “Opções” no canto superior direito da tela do Hotmail. No corpo da página, em “Lixo eletrônico“, clique no link “Remetentes seguros e bloqueados“. Clique no link “Remetentes confiáveis“. Digite nosso endereço de e-mail. Clique em “Adicionar à lista“. E é só isso.

  • Envie e-mails direcionados e relevantes:

Escolha cuidadosamente o segmento de sua lista, antes de enviar seus boletins por email, porque se essas mensagens não forem personalizadas de acordo com os interesses de seus assinantes, eles podem votar sua mensagem como lixo, durante o procedimento WSRD.

Se você coletou dados (como sexo, data de nascimento, etc.) como parte do processo de inscrição, seus assinantes podem esperar que o e-mail que receberão fará uso desses dados para direcionar o conteúdo e as ofertas de acordo.

Além disso, você pode usar nosso poderoso recurso de segmentação para reconhecer aqueles que estão interessados ​​em determinados produtos ou ofertas que você enviou no passado, rastreando-os de acordo com um URL específico em que clicaram ou o número de vezes que abriram um campanha específica.

Gerenciar a frequência do envio de seus e-mails para caixa do Hotmail

Gerenciar a frequência de seus e-mails.

Se a frequência de suas correspondências for muito alta, os assinantes podem facilmente ficar confusos e incomodados, o que leva ao desligamento ou a um alto nível de cancelamentos e, finalmente, feedback e reclamações negativos sobre o WLSRD.

Por outro lado, se a frequência for muito baixa, isso pode afetar sua capacidade de se destacar da concorrência e ficar “no topo da memória”.

O teste deve ser sempre sua prioridade como profissional de marketing.

Você deve testar o impacto da frequência de suas correspondências, no que diz respeito ao volume de cancelamentos, de reclamações e de métricas de engajamento geral (não apenas aberturas ou cliques, mas principalmente conversões).

Você deve pensar, como empresa, no valor vitalício dos assinantes do seu boletim informativo, quanto um assinante conta para o seu negócio.

Quanto custará se você perder um assinante e compare com a possível receita que você ganha ou perde com e-mails frequentes ou menos frequentes.

Outra prática eficaz é fornecer aos assinantes a opção de escolher o conteúdo e a frequência das mensagens que recebem, seja no momento da inscrição ou imediatamente antes de decidirem cancelar a inscrição.

Cuide da higiene e limpeza da sua lista de e-mails.

Em vez de esperar que os assinantes inativos causem problemas de reclamação, você deve remover os assinantes inativos com frequência. Dependendo do setor, um assinante “inativo” é aquele que não abre ou clica em um e-mail há algum tempo – varia de 6 semanas a 6 meses.

Esse assinante também é chamado de “assinante não emocional”.

A frequência dos mailings para conseguir colocar emails na caixa de entrada do Hotmail deve ser reduzida significativamente para os segmentos inativos, além disso, uma campanha de reativação pode ser endereçada a eles, até mesmo para perguntar se eles ainda desejam continuar a receber seus e-mails.

Se não houver engajamento, esses assinantes da sua lista de e-mails devem ser removidos dos próximos envios de mala direta em massa. E esse procedimento deve ser seguido uma ou duas vezes por ano, ou ainda mais frequentemente para remetentes frequentes.

Leia também:

Construir uma estratégia de marketing por e-mail

Saber como construir uma estratégia de marketing por e-mail que aborde os alguns ou todos os elementos que mencionamos acima, não apenas ajudará reduzir o feedback WLSRD negativo, como também melhorará a aceitação do seu endereço de email na caixa de entrada do Hotmail, e ainda trará um impacto positivo na maioria dos outros provedores de webmail.

Bom, isso conclui nosso breve guia sobre como conseguir deixar seu email na caixa de entrada do Hotmail sem ser classificado como Spam – lixo eletrônico!