O que é inteligência de marketing? Explicado.

O que é inteligência de marketing? Tudo explicado nesse artigo. Para começar a entender… a inteligência de marketing é um grande campo com uma posição cada vez maior no marketing digital. Como tal, existem muitas definições de inteligência de marketing voando por aí.

Embora essa granularidade possa ser útil na prática da inteligência de marketing competitiva, ela também pode tornar o processo muito mais confuso e complicado.

Portanto, para simplificar, nós restringimos a inteligência de marketing a uma só definição:

— Inteligência de marketing é o processo de coleta e gerenciamento dos dados que você usa em sua estratégia de marketing. 

Agora que a parte difícil já foi resolvida, vamos examinar mais a fundo as nuances da inteligência de marketing.

O que é inteligência de marketing? Explicado.

O que é Marketing Intelligence?

A Inteligência de Marketing, Marketing de Inteligência ou Marketing Intelligence, em essência, é a iteração moderna da pesquisa de marketing. Mas é importante observar que eles não são exatamente iguais.

Especificamente, a inteligência de marketing vai além dos bons tempos de uso de questionários para coletar insights. Em vez disso, essa estratégia depende de pilhas de dados online e offline para tirar conclusões e tomar decisões.

Portanto, antes de prosseguirmos, vamos ter certeza de que entendemos a diferença entre os três termos críticos.

1. Inteligência de marketing.

Inteligência de marketing é o processo de coleta e gerenciamento de dados. Os insights que emergem dessa análise são úteis para tirar conclusões e tomar decisões de marketing.

Nesse processo, os profissionais de marketing podem:

  • Aprenda sobre o marketing existente, clientes e problemas.
  • Examine a competição existente e a concorrência.
  • Analise seu potencial de crescimento.
  • Confie em dados de um grande número de fontes internas e externas.

2. Pesquisa de marketing.

Ao contrário da inteligência, a pesquisa de marketing concentra-se nos esforços de sua empresa. O objetivo é entender o efeito de sua campanha de marketing sobre os consumidores e vice-versa. Isso significa usar pesquisas, pesquisas e mineração de dados para examinar os hábitos de compra do consumidor.

No processo de pesquisa de mercado, você:

  • Analise por que os consumidores fazem as compras.
  • Observe os hábitos de pesquisa do consumidor.
  • Concentre-se em fatores internos e percepções..
  • Muitas vezes excluem a análise do concorrente.

3. Business Intelligence.

A inteligência de negócios ou Business Intelligence é diferente da inteligência de marketing e da pesquisa. Isso tem menos a ver com seus clientes e mais com o funcionamento interno de sua empresa. Em business intelligence, você reúne dados em todos os níveis e departamentos. Em seguida, você usa essas informações para otimizar a eficiência de baixo para cima.

Agora que já resolvemos isso, vamos mergulhar no lado dos dados da inteligência de marketing.

Dados, dados, e informações em qualquer lugar.

Manter-se atualizado com o gerenciamento de dados é essencial nos tempos modernos. Afinal, cada fragmento de informação nos diz como as tendências e os comportamentos dos consumidores estão evoluindo.

Portanto, a coleta inteligente de dados é a chave para o seu sucesso. Isso envolve a coleta de dados qualitativos (valiosos) e quantitativos (numéricos) sobre clientes existentes e futuros.

Ao incluir todos os pontos de dados possíveis, você pode examinar seus clientes em 3-D, em vez de como números em uma planilha.

Esse olhar mais profundo para os consumidores o que a inteligência de marketing tem a oferecer.

Mas, embora a coleta de dados seja essencial para analisar seu marketing, ela é tão útil quanto o que você faz com ela. Afinal, sem os insights, não há sentido em coletar as informações.

Portanto, é crucial ter um plano para o influxo de dados demográficos e comportamentais inerentes à inteligência de marketing. Se você deseja personalizar seus anúncios, prever e se adaptar a novas tendências ou criar as campanhas mais eficazes possíveis, o objetivo é a chave – não os dados em si.

Inteligência de marketing para coleta e gerenciamento de dados

No entanto, isso não significa que as informações essenciais também não sejam essenciais (e úteis).

Pesquisa de mercado.

Em termos de informação, a inteligência de marketing serve como um termo abrangente para muitos tipos de dados. Isso pode incluir:

  • Visão do consumidor e psicologia – o porquê 
  • Dados de vendas – o quê
  • Dados demográficos – quem, quando e onde

Quando você pensa em todas as informações que essas categorias abrangem, você pode começar a se desesperar. São muitos dados para coletar – e ainda mais para analisar! Mas existem muitas ferramentas e estratégias para ajudá-lo a começar.

Embora você possa contar com contratados terceirizados para realizar o trabalho, nunca deve subestimar o poder das plataformas de pesquisa e análise de mercado internas.

Além disso, o alcance do consumidor, como grupos de discussão, pesquisas e testes A / B são formas válidas de obter os números.

E, claro, não se esqueça dos programas de análise de rastreamento do concorrente.

Por que Marketing de Inteligência?

A inteligência de marketing leva tempo, dinheiro e mão de obra para funcionar. Isso é especialmente verdadeiro no início, quando você está aprendendo os meandros da mineração de dados criteriosa.

E, para um pequeno profissional de marketing digital, o esforço pode não parecer compensar – pelo menos no início.

Mas, se você leva a sério seus esforços de marketing digital, a inteligência de marketing está se transformando em um componente essencial do sucesso.

Normalmente, você pode dividir os profissionais de marketing em três tipos:

  1. Os profissionais de marketing intuitivos voam pelo corte de seu braço para fazer o trabalho. Ou, em inglês para leigos, eles confiam em seu instinto para tomar a maioria de suas decisões.
  2. Profissionais de marketing perspicazes coletam muitos dados, mas nem sempre sabem como usá-los. Muitas vezes, isso é devido à falta de integração digital e treinamento, ao invés de habilidade.
  3. Os profissionais de marketing inteligentes usam inteligência de marketing, pesquisa e sistemas integrados para vincular os dados a seus objetivos. Este é o grupo com maior probabilidade de sucesso em inteligência de marketing.

Desses grupos, os profissionais de marketing inteligentes são os mais propensos a usar inteligência de marketing. Embora o modo específico de operação varie, há dezenas de motivos – e maneiras – para que eles aproveitem esse processo.

Por exemplo, a enxurrada de dados por si só pode ajudá-lo a aumentar a precisão de sua segmentação. (Sem mencionar que você pode capitalizar oportunidades lucrativas.) Isso torna a estratégia mais eficiente para ajudar a ficar à frente da concorrência.

Além disso, ao saber mais sobre seu mercado e negócios, você reduz o risco de investimentos futuros. Além disso, a capacidade de tomar decisões de marketing atualizadas pode ajudá-lo a manter a identidade da sua marca enquanto evolui com o tempo.

Pilares da Inteligência de Marketing

4. Pilares da Inteligência de Marketing.

Como mencionamos acima, a inteligência de marketing é valiosa quando devidamente aproveitada. E, como vimos, há muitos benefícios para os profissionais de marketing que sabem o que estão fazendo no campo.

Mas, por outro lado, a inteligência de marketing requer muito tempo, dedicação e energia para funcionar.

Isso pode deixá-lo pensando, bem … qual é o ponto?

Simplificando, a inteligência de marketing oferece uma maneira única de se destacar em um cenário movimentado. Se você quiser entender como pode fazer o melhor neste mundo voltado para o consumidor, a inteligência de marketing é a chave que abre suas oportunidades.

E assim, chegamos aos quatro pilares cruciais da inteligência de marketing.

A vantagem competitiva.

É um mundo difícil de comer, e a única maneira de permanecer relevante é ser competitivo. Ao coletar dados do concorrente, você pode selecionar insights para desenvolver novas estratégias.

Além disso, se você sabe por que os consumidores escolhem seus concorrentes, pode ajustar seus esforços de marketing e produção. E você nunca sabe – se você der aos clientes o que eles querem, você pode roubar alguns ao longo do caminho.

Entendendo seus clientes.

Como a maioria dos profissionais de marketing digital sabe, custa mais atrair novos clientes do que manter os antigos. Portanto, a retenção de clientes é a base de qualquer negócio de sucesso.

A inteligência de marketing expõe em pesquisa de marketing para aprender mais sobre seus compradores. Isso inclui quem eles são, o que querem e o que mais você pode fazer por eles.

Além disso, você pode descobrir serviços extras que melhorarão a experiência do comprador com um custo reduzido para você. Os profissionais de marketing que podem oferecer alguns serviços gratuitamente terão uma vantagem no jogo.

Afinal, quem não gosta de conselhos e serviços gratuitos?

Product Intelligence.

As inteligências de produto envolvem dar uma olhada em seus produtos para saber por que eles se saem – ou não – bem. Esse processo é um dos mais demorados em inteligência de marketing. Muitas vezes, você precisará usar enquetes, pesquisas e comunicação pessoal para obter respostas.

Mas, se você entender onde obteve sucesso, poderá corrigir as áreas em que fracassou. E você alinhará melhor seus produtos com as necessidades e interesses dos clientes ao longo do caminho.

Além disso, você poderá evitar as possíveis armadilhas do seu produto que podem posteriormente transformar uma conversão em reembolso.

Compreendendo seu nicho de mercado

Talvez uma das atividades mais subestimadas que um profissional de marketing pode realizar seja aprender sobre seu mercado além dos negócios.

O que seus clientes gostam de fazer em seu tempo livre? Existem revistas, livros ou organizações que prendem sua atenção? Eles freqüentam determinados sites ou fóruns de mídia social?

Embora os dados possam não ser relevantes para o seu produto, saber o que o seu público gosta pode ajudá-lo a comercializar para eles. Por sua vez, isso pode informar seu mix de mídia, pontos de contato e comunicação. E na mistura, você pode encontrar um lugar onde seus produtos se encaixem nas vidas.

Mas, acima de tudo, o objetivo da inteligência de marketing é capturar melhores resultados para seu investimento em marketing.

O papel da inteligência artificial no marketing

A pesquisa de marketing moderna geralmente tem um foco digital. Em parte, isso é resultado do avanço das tecnologias, mas também do fato de que a geração mais jovem de consumidores está crescendo em uma realidade cada vez mais online.

Para os profissionais de marketing, isso significou uma mudança rápida para as plataformas e estratégias online. Aqueles que não conseguem acompanhar ficam no frio – e aqueles que podem ganhar muito dinheiro.

Felizmente, existem muitas ferramentas novas que tornam o processo mais fácil. A grande lacuna tecnológica entre as gerações está se fechando rapidamente à medida que os profissionais de marketing percebem as vantagens que um mundo online traz, tais como:

  • Rastreamento preciso do movimento dos consumidores.
  • Insights detalhados do concorrente.
  • A capacidade de fazer marketing para qualquer pessoa, a qualquer hora e em qualquer lugar.
  • Globalização digital.

É claro que esses benefícios trazem um novo desafio – como reunir, analisar e deduzir a partir de tantos pontos de dados.

É aí que o marketing de inteligência artificial entra em jogo.

O que é Marketing de Inteligência Artificial?

A inteligência artificial está usando “capacidade cerebral” baseada em digital para realizar tarefas em uma rede neural. Ainda em sua infância, as ferramentas baseadas em IA já se mostraram úteis no mundo do marketing, desde alimentar chatbots até coletar cada megabyte de informação disponível.

O marketing de inteligência artificial é uma das mais novas formas de coletar e usar esses dados. Esses programas aceleram o fluxo de informações, podem integrar recursos digitais e abrir novas oportunidades.

Isso é feito por meio de uma variedade de técnicas, como mineração na web, coleta de dados de pesquisa e rastreamento de transações.

Dessa forma, big data – para nossos propósitos, todos os pontos de dados na jornada de um consumidor – e aprendizado de máquina tornam mais fácil coletar e analisar informações em profundidade e em massa.

Além disso, como um software sem necessidade de dormir, a IA pode fazer isso muito mais rápido do que uma equipe de humanos. (Claro, você ainda precisa de humanos para implementar os dados).

Por que Marketing de Inteligência Artificial?

O uso de IA em marketing disparou conforme os profissionais de marketing descobriram todas as vantagens exclusivas. Por exemplo, usar IA em seus processos de coleta e análise de dados pode ajudá-lo:

  • Extraia dados mais rápido do que nunca.
  • Saiba mais sobre as especificações de seus mercados pretendidos – e potenciais.
  • Descrever e utilizar melhor os padrões acionáveis ​​na pesquisa.
  • Elabore segmentos de mercado adequados e aumento de produtos.
  • Automatize anúncios para aumentar o envolvimento do consumidor.

E uma vez que os números estão em mãos (ou mais provavelmente, na nuvem), a IA se torna muito mais útil.

Por exemplo, a IA pode ajudar a encontrar tendências que o olho humano pode não encontrar inatas. Isso leva a uma compreensão mais completa de como os pontos de contato se relacionam à atividade do consumidor e às tendências de gastos.

Além disso, o uso de inteligência artificial pode ajudá-lo a capitalizar seu potencial de personalização. Desde a construção de perfis de compradores mais precisos até a curadoria de conteúdo relevante, conhecer seus clientes em um nível mais pessoal é o objetivo do marketing digital moderno.

Mas é importante notar que a IA não pode fazer tudo por você. Embora uma rede neural possa ser capaz de coletar, segmentar e analisar números, os humanos ainda são necessários para dar sentido a tudo isso.

Afinal, ninguém está fazendo marketing para computadores (ainda).