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Plano estratégico de marketing

Ter um bom plano estratégico de marketing e comunicação de marketing pode fazer toda diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.

Sabemos que o objetivo de toda empresa é colocar seus produtos nas mãos de seus clientes. No entanto, é mais fácil falar do que fazer.

Criar plano estratégico de marketing - A definição

As empresas precisam primeiro encontrar seu mercado-alvo, falar sobre seus produtos e convencê-los de que os produtos são superiores à concorrência.

Usar uma ferramenta comercial útil que pode ajudar as empresas a incentivar os clientes a comprar seus produtos, isso também é um plano estratégico de marketing.

Um plano estratégico de marketing ajuda as empresas a identificar seus objetivos de marketing e a desenvolver estratégias táticas para alcançá-los.

Definição do plano estratégico de marketing

Ao criar um plano estratégico de marketing deve-se analisar os objetivos de longo e curto prazo que a empresa deseja alcançar. O plano estratégico também deve levar em consideração a atual posição financeira da empresa, bem como as tendências do mercado.

Usando o marketing como ferramenta estratégica, o plano se torna um documento vivo, o que significa que nunca é final, dá sempre pra melhorar.

Para manter sucesso, a empresa deve atualizar regularmente seus objetivos e planos estratégicos de marketing com novas estratégias e criar novas idéias.

Verificar qual a posição da empresa, as tendências da indústria, e não dá para esquecer como o comportamento e o sentimento do consumidor esta mudando, com esse arsenal na mão, a empresa deve orientar suas estratégias de marketing para atingir todos os seus alvos.

Realizar uma análise SWOT

Um plano estratégico de marketing precisa identificar o lugar da empresa no mercado atual.

Uma análise SWOT que analisa pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças garante que a empresa tenha uma visão clara de onde está no presente e para onde precisa ir no futuro para permanecer bem-sucedida.

Uma análise SWOT da empresa deve revisar:

  • Pontos fortes internos, como recursos, talento e experiência
  • Fraquezas internas, como restrições de orçamento ou tempo
  • Organizações competitivas
  • Mudanças nos processos de negócios e na tecnologia de negócios
  • Mudanças culturais dentro da indústria
  • Tendências de mercado

A importância do planejamento de marketing é que ele permite que as empresas obtenham uma visão abrangente das possibilidades que temos pela frente, levando em consideração fatores internos e externos.

— Esta é uma base sólida sobre a qual construir um plano de marketing bem elaborado e estratégico.

Metas e objetivos de marketing da empresa

No plano estratégico de marketing, é fundamental especificar as metas que a empresa deseja alcançar. Isso pode incluir duplicar a receita, entrar em um novo mercado ou manter o crescimento em 25% a cada ano.

Esses objetivos são o que deve orientar as estratégias de marketing e os planos táticos.

É imperativo que os objetivos de marketing se alinhem aos objetivos da empresa. Caso contrário, as atividades de marketing terão pouco impacto no sucesso dos negócios.

Se o objetivo da empresa é entrar em um novo mercado, por exemplo, um objetivo de marketing correspondente seria aumentar o reconhecimento da marca nesse novo mercado.

A empresa não pode vender para novos clientes em potencial que não estão familiarizados com a marca ou o produto.

Como resultado, o esforço de marketing trabalha em conjunto com os objetivos gerais da empresa.

Marketing e pesquisa de oportunidades de mercado

Pesquisa de oportunidades de mercado

Para criar um plano bem definido de estratégia de marketing útil, a organização precisa pesquisar as tendências no mercado atual.

Esse insight informa todos os quatro elementos do mix de marketing: produto, preço, local e promoção .

As oportunidades de marketing podem mostrar que uma determinada área do mercado está fortemente saturada de produtos. Isso pode dizer à empresa que é difícil entrar.

Por outro lado, a empresa pode então conhecer um segmento de mercado diferente, onde há pouca concorrência e espaço para crescimento.

É importante analisar os intervalos de longo e de curto prazo no mercado.

Por exemplo, pode haver uma oportunidade de aumentar a receita no curto prazo, promovendo um item específico voltado para clientes em potencial de baixo valor.

A longo prazo, a empresa pode trabalhar para aumentar a fidelidade do cliente e aumentar a receita por meio de compras repetidas de clientes de alto valor.

Identifique mercado-alvo para o produto

O plano estratégico de marketing precisa responder à pergunta “quem” em detalhes.

A quem você está servindo com seus produtos e serviços?

Realize pesquisas para determinar a idade, gênero, renda e ocupação do seu mercado-alvo.

Você também precisará ir além dos detalhes demográficos para os detalhes comportamentais.

É importante estabelecer:

  • Quais problemas seus clientes potenciais estão tentando resolver com os quais você pode ajudar?
  • O que eles temem que aconteça se não conseguirem resolver esse problema?
  • O que acontecerá se eles conseguirem resolver esse problema com a sua ajuda?

Independentemente do que sua empresa vende ou faz, a principal proposta de valor é que você está ajudando seu mercado-alvo a resolver um problema que está enfrentando.

É vital extrapolar esse problema para entender completamente como você pode ajudá-los.

Por exemplo, se você vende lenços pintados à mão, o problema é que ajuda os clientes em potencial a encontrar acessórios de luxo exclusivos a um preço acessível que eles não podem encontrar em nenhum outro lugar.

Estabelecer o Mix de marketing

O mix de marketing serve como base para qualquer estratégia de marketing. Descreva os seguintes elementos em seu plano:

  • Produto: o que você está vendendo e como o empacotará para atrair a atenção do seu cliente em potencial.
  • Preço: quanto o consumidor está disposto a pagar por esse produto, enquanto ainda permite que você obtenha o lucro desejado
  • Local: onde você fará a venda, como uma loja, online ou em um local temporário, como um mercado agrícola
  • Promoção: como você comunicará os benefícios do seu produto aos seus clientes potenciais, incluindo publicidade, marketing direto, promoção de vendas, vendas pessoais ou relações públicas

Marketing nas mensagens da marca

No plano estratégico de marketing, descreva como você compartilhará o valor do seu produto ou serviço.

É vital desenvolver uma proposta de valor exclusiva que especifique o que sua empresa ajuda seus clientes em potencial a fazer e que ninguém mais faz.

Por exemplo, se você administra uma oficina móvel de troca de pneus, garante que seus clientes possam adquirir pneus novos sem precisar ir a um mecânico.

Você economiza seu tempo indo até eles.

Certifique-se de listar de três a cinco elementos exclusivos sobre o seu negócio que ajudam você a se destacar dos seus clientes em potencial.

Volte para a descrição do mercado-alvo e conecte seu valor ao que seus clientes em potencial desejam ver. Por exemplo, se o seu mercado-alvo for pressionado pelo tempo, ajudá-los a economizar tempo será de valor para eles.

Enquadre isso de uma maneira que ajude a diferenciá-lo de seus concorrentes.

Implementar táticas de marketing

Estabeleça as diferentes atividades de marketing que você planeja implementar durante o próximo ano fiscal, com cronogramas, orçamentos e recursos.

É importante garantir que suas atividades estejam alinhadas com as metas inicialmente definidas no processo de planejamento estratégico de marketing.

Tudo deve estar relacionado ao que a empresa espera alcançar, portanto, certifique-se de estabelecer essa conexão.

Dessa forma, o impacto de suas atividades de marketing pode ser maximizado.

Por exemplo, se o objetivo geral da empresa é entrar em um novo mercado, um dos objetivos de marketing pode ser aumentar o reconhecimento da marca nesse mercado.

Seus planos táticos precisam especificar como:

  • Você fará isso.
  • Você usa publicidade em mídia impressa ou social?
  • Você emitirá press releases ou realizará um evento para toda a comunidade?
  • Quanto tempo vai demorar e quanto vai custar?
  • Quem executará o plano?

Esse assunto é importantecomo funciona a comunicação de marketing.

Crie benchmarks para medir o sucesso

Para verificar se seu plano de marketing estratégico foi bem-sucedido, é importante estabelecer algumas métricas de referência.

Quantifique como você pode medir suas atividades de marketing.

Lembre-se de relacionar suas métricas com os objetivos iniciais da sua empresa. Isso permitirá que você diga se alcançou seus objetivos.

Certifique-se de estabelecer cronogramas para suas métricas.

Você medirá mensalmente ou semanalmente?

Quais metas você espera alcançar durante cada sessão?

Criar benchmarks e, em seguida, girar as táticas para alcançá-los, ajudará a garantir que sua organização cumpra seus objetivos gerais.

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