Como usar Facebook Live para empresas e negócios

Usar Facebook Live para empresas, negócios e empreendedores é a melhor opção para quem está buscando interagir melhor com seu público na maior plataforma de mídia social do mundo, ela pode ser uma ferramenta útil para criar e prospectar novos negócios e vendas. Veja nesse artigo como usar o Facebook Live nos seus negócios.

Facebook: você já deve usá-lo para fazer suas campanhas publicitárias e coletar dados de clientes. Mas você sabia que também pode usá-lo para streams de vídeo ao vivo? Isso graças ao novo Facebook Live, com ele é possível impulsionar o envolvimento da sua empresa com os clientes – e isso não é tudo.

Como usar o Facebook Live para empresas e negócios

Abaixo, aprenda tudo sobre como usar o Facebook Live para negócios e ter sucesso nos seus empreendimentos.

O que é o Facebook Live?

Facebook Live é um recurso do Facebook lançado em abril de 2016 que permite aos usuários filmar e transmitir sequências de vídeo ao vivo. Se sua empresa tem uma página no Facebook, você pode usar o Facebook Live para transmitir vídeos em tempo real de seu smartphone, laptop ou tablet para os seguidores de sua empresa.

Como acontece com todo o conteúdo do Facebook, se você criar um vídeo do Facebook Live, poderá determinar quem dentro do seu público – e fora dele – pode vê-lo.

Como o Facebook Live beneficia empresas?

O Facebook Live é ótimo para os negócios, já que os streams de vídeo em tempo real podem fazer seus espectadores sentirem que estão tendo uma primeira visão exclusiva dos acontecimentos diários da sua empresa.

Os vídeos ao vivo são uma forma única de oferecer a seus espectadores um lugar na primeira fila para um momento divertido que nem todos veem imediatamente. Dessa forma, o Facebook Live pode ajudar a fomentar a fidelidade à marca e o relacionamento com o cliente.

Por meio do Facebook Live, você também pode alcançar um grande público sem nenhum custo extra. É um público crescente também: de 2016 a 2018, o volume de buscas por “transmissão ao vivo no Facebook” cresceu 330%.

Além disso, em 2017, o tempo de exibição diário em todos os vídeos do Facebook Live cresceu 400%. Essas estatísticas deixam claro que o Facebook Live não é apenas uma ferramenta para direcionar seus clientes atuais – com um público tão grande e engajado, você pode facilmente encontrar novos clientes.

Como usar o Facebook Live?

Se esses números do Facebook Live o deixaram intrigado, você pode se sentir compelido a experimentar essa ferramenta online agora mesmo. Abaixo, vamos guiá-lo pelos princípios básicos de como usar o Facebook Live e, depois disso, explicaremos algumas das melhores dicas e práticas.

Como tudo começa:

1. Abra a câmera do Facebook.

Para acessar a câmera do Facebook, você tem duas opções. Se você estiver em um smartphone ou tablet, pode carregar seu aplicativo do Facebook e clicar na câmera no canto superior esquerdo. Se você estiver no desktop, pode carregar a página do Facebook da sua empresa, role para baixo até a ferramenta “Criar postagem” e clique em “Ao vivo” na barra “Criar” abaixo desta seção.

2. Permita o acesso à câmera, se solicitado.

Dependendo de seu uso anterior do Facebook, você pode precisar dar permissão ao Facebook para acessar sua câmera. Fazer isso é fácil: você receberá automaticamente uma notificação pop-up na tela do seu smartphone ou tablet. Se você estiver em um desktop, esta notificação aparecerá no canto superior esquerdo do seu navegador. Depois de conceder acesso à câmera do Facebook, você está pronto para começar a filmar – mas antes disso, você precisa configurar o Facebook Live.

3. Entre no modo ao vivo.

Agora que o Facebook tem acesso à sua câmera, você pode ficar tentado a começar a filmar imediatamente, mas não se precipite. O padrão do Facebook não é vídeo ao vivo. Em vez disso, você precisará mudar sua câmera para o modo ao vivo. Você pode fazer isso usando os nomes dos modos abaixo do grande botão branco da câmera na parte inferior da tela. Toque em “Ao vivo” entre essas opções e, em seguida, prepare-se para atirar.

4. Faça alguns ajustes pré-filmagens finais.

Antes de começar a filmar, você deve configurar seu vídeo para atingir seu público-alvo e envolver seus espectadores.

Veja como você faz isso:

  • Público

Anteriormente, mencionamos que você pode controlar quem vê seu conteúdo. Você deve dar este passo antes de começar a filmar. No canto superior esquerdo, você deve ver uma ferramenta que diz “Público”, “Amigos” ou algo semelhante. Toque na palavra ou frase que você vê e escolha entre as opções de público. Ao lado dessa palavra ou frase, você também pode escolher se deseja que seu vídeo ao vivo apareça mais tarde como uma postagem de perfil do Facebook ou história.

  • Descrição

Se você pular direto de entrar no Facebook Live para filmar seu vídeo ao vivo, o Facebook postará seu conteúdo sem descrição – e sem uma descrição, seu conteúdo terá dificuldade para envolver os espectadores. É por isso que você deve escrever uma descrição de vídeo ao vivo curta, mas emocionante, onde o Facebook Live diz “Toque para adicionar uma descrição” acima do botão “Iniciar vídeo ao vivo”.

  • Tag

Se o seu vídeo envolver influenciadores ou outras marcas, marque-os antes de começar a filmar. Use o símbolo diretamente à direita de “Toque para adicionar uma descrição” para fazer isso. À direita deste símbolo está um marcador de local através do qual você também pode geomarcar seu vídeo ao vivo. Um vídeo com marcas ou marcas pessoais e geotags é muito mais fácil para os usuários encontrarem – e para as entidades marcadas compartilharem – depois que sua transmissão ao vivo termina.

  • Gráficos

Os vídeos ao vivo geralmente aparecem no topo dos feeds de notícias do Facebook na seção Histórias, onde apenas uma visualização em miniatura do vídeo está disponível. Outras vezes, os vídeos ao vivo aparecem no feed de notícias em si, onde será silenciado no início, mesmo se você estiver transmitindo no momento. Dados esses desafios de posicionamento, seu envolvimento e visualização podem aumentar se você adicionar visuais atraentes, como texto, filtros, desenhos e outros gráficos ao seu vídeo antes da filmagem.

5. Escolha a direção certa da câmera.

Para certos vídeos ao vivo, se você estiver filmando de um dispositivo móvel, você pode querer alternar entre você e o que está filmando. Você pode fazer isso usando o ícone da câmera no canto superior direito. Cada vez que você toca neste ícone, sua câmera alterna entre a câmera frontal e a traseira.

6. Comece a filmar.

Quando estiver pronto para começar a filmar, clique em “Iniciar vídeo ao vivo” e comece! Você verá uma breve contagem regressiva antes de ir ao vivo e, depois que essa contagem terminar, você oficialmente estará ao vivo – mas ainda não terminou.

7. Observe seus comentários e reações.

Pela própria natureza dos vídeos do Facebook Live, os telespectadores irão comentar e reagir em tempo real. Para impulsionar o engajamento, construir fidelidade à marca e desenvolver relacionamentos com o cliente, você deve responder aos comentários assim que eles chegam. Claro, fazer isso é mais difícil quando você está segurando um dispositivo móvel nas mãos e tentando obter uma chance estável. É por isso que nunca é demais ter outra pessoa conectada à sua conta quando você está filmando – discutiremos isso mais tarde.

8. Termine a transmissão.

Assim que terminar a transmissão, basta clicar em “Concluir” para encerrá-la. Você também deve postar e salvar seu vídeo para preservá-lo. Poste usando o botão “Postar” e baixe usando o pequeno ícone que lembra uma seta entrando em um retângulo. Neste ponto, você concluiu seu vídeo ao vivo – e provavelmente percebeu que pode facilmente fazer isso novamente quando quiser.

Dicas e melhores práticas para usar Facebook Live para negócios

Dicas e melhores práticas para usar o Facebook Live para negócios.

Agora que você está pronto para experimentar o Facebook Live, aqui estão algumas dicas para manter em mente:

1. Escolha uma data e hora.

Ver a palavra “Live” no nome Facebook Live pode fazer você pensar que o Facebook Live deve ser usado exclusivamente para gravações de vídeo totalmente espontâneas. Isso não poderia estar mais longe da verdade. Em vez disso, você deve alertar seu público com antecedência de que fará streaming de vídeo ao vivo em uma determinada data e hora de um determinado lugar. Se seus espectadores souberem que você estará filmando, eles saberão exatamente quando sintonizar para ver seu vídeo antes de qualquer outra pessoa.

Essa provocação do primeiro vislumbre pode ser eficaz, pois nem todas as páginas do Facebook postam seus vídeos ao vivo em seu perfil ou história imediatamente após o término das filmagens. Mencionamos anteriormente que você pode baixar seu vídeo assim que o stream terminar – você sempre tem a opção de fazer isso, aprimorá-lo com edição de vídeo profissional e enviá-lo mais tarde.

Uma provocação inicial também pode atingir mais pessoas se você visualizá-la em suas outras páginas de mídia social. Seus seguidores no Twitter e no Instagram, por exemplo, podem não saber se dirigir à sua página do Facebook às 19h30 na próxima quinta-feira para sua entrevista ao vivo com um titã da indústria, a menos que você os alerte sobre o grande evento. E por falar em eventos, criar uma página de eventos no Facebook para sua transmissão ao vivo nunca é demais – pode fornecer contexto sobre sua transmissão com antecedência.

2. Certifique-se que os espectadores saibam o que estão assistindo.

Com um vídeo pré-gravado, seus espectadores provavelmente assistem desde o início. Com uma transmissão ao vivo, seus espectadores podem entrar a qualquer momento. É por isso que você deve fornecer contexto constantemente durante seu vídeo, mas deve fazê-lo de forma que se encaixe com seu diálogo, em vez de se sentir forçado.

Por exemplo, se você está entrevistando alguém para sua transmissão ao vivo, não faz muito sentido dizer aleatoriamente: “Ah, a propósito, você está assistindo à entrevista da minha marca com essa pessoa”. Você pode seguir a resposta do seu entrevistado com o que você normalmente diria e usar o seguinte para fazer a transição para a sua próxima pergunta: “Quando hospedamos entrevistas da indústria ao vivo aqui na minha marca …”

Lembrar seus espectadores do que eles estão assistindo pode ser mais fácil se você estiver pulando entre as parcelas de um evento. Se você já assistiu alguém entrevistar celebridades caminhando no tapete vermelho, então você viu esse princípio em ação – toda vez que o apresentador se vira para a câmera e diz: “Estamos aqui no tapete vermelho para este evento”, isso é o anfitrião certificando-se de que os espectadores sabem o que está acontecendo. E isso traz outro ponto importante:

3. Interaja regularmente com seus espectadores.

Um recurso exclusivo das transmissões ao vivo é que seus espectadores podem deixar comentários e reações em tempo real. Considerando que marcas que postaram vídeos completos e finais diretamente no Facebook podem não estar imediatamente disponíveis para responder aos comentários, quando você faz uma transmissão ao vivo, sua empresa está usando ativamente a plataforma e você deve mostrá-la.

É claro que interagir com seus espectadores pode ajudá-lo a criar relacionamentos significativos com eles – interagir com marcas pode ser divertido e ter perguntas respondidas pode ser uma sensação de validação. Você também deve responder aos comentários rapidamente porque, à medida que o número de comentários em sua transmissão ao vivo aumenta, também aumenta a pontuação de relevância de sua transmissão . Quanto mais alta a pontuação de relevância do seu stream, mais alto o stream aparecerá nos feeds de notícias dos usuários.

4. Não faça sozinho.

Ter que interagir regularmente com seus espectadores traz outra preocupação: como você pode responder aos comentários em tempo real e se concentrar na filmagem? Bem, provavelmente você não pode. É por isso que, durante as transmissões ao vivo, você deve encarregar outro membro da equipe de lidar com as interações da sua empresa com os comentaristas.

Enquanto você está transmitindo ao vivo, tenha alguém de sua equipe – não a pessoa que está segurando sua câmera – em um computador pronto para responder rapidamente aos comentários deixados em sua transmissão. Essas interações são fundamentais para desenvolver relacionamentos autênticos e também são úteis para manter seus espectadores por perto, uma vez que é menos provável que parem de transmitir antes que a conversa de sua marca com eles termine.

Você sabe como usar o Facebook Live para negócios?

5. Mantenha seus espectadores por perto.

Se você já leu sobre o que torna um bom vídeo, provavelmente já encontrou a ideia de que vídeos mais curtos são melhores . Para transmissões ao vivo, o oposto pode ser verdadeiro. Quando as pessoas sintonizam uma transmissão ao vivo, elas chegam com a expectativa de que você esteja documentando algo interessante, e as coisas mais interessantes duram mais do que apenas um curto período de tempo. Para melhor engajamento no Facebook Live para sua empresa, grave transmissões ao vivo mais longas.

6. Mantenha o marketing explícito até o fim.

Quando é finalmente hora de acabar com o seu vídeo, essa é a sua chance de promover explicitamente sua empresa ou inserir uma chamada à ação. Não faça isso antes – empurrar sua empresa no meio de uma transmissão ao vivo emocionante pode parecer forçado e não natural, o que é exatamente o oposto de um bom marketing.

Espere até o fim, pois provavelmente seus espectadores estarão totalmente imersos em seu vídeo, então eles podem estar mais na zona e receptivos a argumentos de marketing.

Você também não precisa se aprofundar em dados ou fatos como faria em um discurso de marketing formal. Sua tarefa é simples: basta ir com o clássico outro “Se você gostou deste vídeo, certifique-se de gostar, comentar e se inscrever”. Se você vende produtos relacionados ao que transmitiu, também pode adicionar uma leve menção ao produto ou empurrar no final. Se você seguir esse caminho, seja breve, mas direto. E então, passe para outro aspecto importante do outro aspecto do seu vídeo.

7. Visualize seu próximo vídeo do Facebook Live.

Embora parte do sucesso do Facebook Live seja a espontaneidade frequentemente associada a ele, definir uma data e hora para suas transmissões é um passo importante. Se você sabe quando será sua próxima transmissão ao vivo, o final do seu vídeo é o momento perfeito para mencioná-lo. Tem um evento chegando na próxima semana? Uma entrevista empolgante que você está transmitindo com um colega inovador? Informe seus espectadores.

Após a sua frase de chamariz promocional, você deve dizer aos seus espectadores que eles terão outro grande stream em breve. Dizer algo como: “E não se esqueça, na próxima terça-feira, faremos esta transmissão ao vivo” e, em seguida, detalhar brevemente sua transmissão será o suficiente.

Depois de falar sobre sua próxima transmissão ao vivo, você estará pronto para encerrar a atual. No entanto, o final do seu vídeo não é o fim da sua jornada de como usar o Facebook Live.

8. Não se esqueça das análises.

Agora que criou com sucesso um vídeo do Facebook Live, você deve analisá-lo para informar sua abordagem para o próximo vídeo. Com o Facebook Business Manager e as análises que ele fornece, você pode fazer exatamente isso, embora possa precisar esperar vários dias após o término de seu vídeo para receber dados precisos.

Por meio do Facebook Business Manager (link), você pode ver o número de pessoas que assistiram à sua transmissão ao vivo e obter informações adicionais sobre o alcance do seu vídeo, taxa de cliques, retenção de público e engajamento. As duas últimas dessas métricas são especialmente úteis: A retenção de público identifica quando as pessoas pararam de assistir ao seu vídeo e os detalhes do engajamento quantos curtidas, comentários e compartilhamentos seu vídeo recebeu.

Com informações sobre as partes mais interessantes do seu vídeo, o tamanho do seu público e o quanto eles reagiram ao seu vídeo, você pode pensar sobre o que fazer de forma diferente na próxima vez. Se o seu público perdeu o interesse em algumas perguntas em uma entrevista transmitida ao vivo, você pode querer fazer menos perguntas.

Por outro lado, se seus gostos, comentários e compartilhamentos aumentam cada vez que seu entrevistado fala, seu público pode realmente gostar de suas entrevistas, então filme mais delas.

Agora que você sabe como usar o Facebook Live para negócios, pode querer aprender sobre outras ferramentas úteis do Facebook para negócios.

Daqui para frente teremos muitos outros artigos com outros recursos que podem ser utilizados na plataforma do Facebook.